O investimento, segundo a estatal, possibilita a diversificação dos negócios e a integração da cadeia do gás naturalA recondução da Petrobras para o setor de fertilizantes é uma das principais metas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, o primeiro plano apresentado pela administração do PT provocou incertezas no conselho e na diretoria da empresa estatal.
O propósito é reativar a empresa Araucária Nitrogenados SA (Ansa), que está fechada há quatro anos. Desde que foi comprada pela petrolífera, em 2013, a Ansa acumula um déficit de R$ 3,5 bilhões.
A empresa registrou lucro em somente três dos últimos 11 anos. Em 2015, sob a gestão da estatal, e em 2021 e 2022, período em que suas atividades estavam suspensas.
O então presidente da Petrobras em 2020, Roberto Castello Branco, tentou vender a Ansa para a companhia russa Acron. A negociação não teve sucesso. “Todo ano dava prejuízo”, afirmou Branco.
A reabertura foi autorizada pela diretoria da Petrobras há duas semanas. Não foram fornecidas informações sobre a viabilidade financeira do acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário